O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Série "Logún - Apeja Odò Ijesà" - Parte 01 - Logún


Logún é o Òrísà da riqueza e da fartura, filho de Ìyápondá e Èrínlè, deus da caça e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos Òrísàs do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.Caçador habilidoso e príncipe das águas, Logún reúne os domínios de Òsòòssí e Òsún, e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade.

Apesar da sua história, é preciso esclarecer que Logún  não muda de sexo a cada seis meses, ele é um Òrísà do sexo masculino. A sua dualidade dá-se a nível comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Òsún, e em outras, sério e solitário como Òsòòssí. Logún é um Òrísà de contradições; nele os opostos alternam, é o deus da surpresa e do inesperado. Na Nigéria, a cidade de Logún chama-se Ilesa e é uma das mais ricas e prósperas da África, mas o seu culto na região está em via de extinção.
  
Na África negra, dizem que Logún seria na verdade Ólògún Ode = O guerreiro Caçador. Todavia, não podemos desconsiderar o processo cultural que deu origem ao Candomblé e as diferenças fundamentais que existem entre os cultos aos àwon Òrísà no Brasil e na África. O Candomblé é um resumo de toda a África mística. Muitos deuses que em África mantinham a sua autonomia, no Brasil foram reunidos em um único Òrísà e divididos em diversas qualidades. No Candomblé, Oxossi e Òsún são os pais de Logún, um deus único que encontra na sua paternidade uma forma de existir e residir, pois o seu culto mantém-se até hoje e é cada vez mais crescente fora de África. Há também quem diga que na África que Logún  é, na verdade, uma altiva versão masculina de Òsún.

A história revela que Òsòòssí, feliz pelo filho vindouro, declarou a Òsún o seu amor e lhe pediu a posse do menino para ensiná-lo a caçar e ensinar todos os segredos da floresta. Mas, Òsún também amava Logún e por maior que fosse seu amor por
Òsòòssí, ela não poderia separar-se de seu filho então declarou que Logún iria viver seis meses com a sua mãe para que ela lhe ensinasse a vida nas águas, as artimanhas da pesca e os truques da beleza, e viveria  seis meses com o seu pai aprendendo a vida das florestas. Logún é meio Oxossi e meio Òsún, mas sem deixar de ser ele mesmo, Logún um princípe na floresta e um caçador sobre as ondas!
 
Os filhos de Logún possuem as características de Òsún, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme e elegância. Tem também características em comum com Òsòòssí, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança. No entanto, há características de Logún que não pertencem nem a Òsún nem a ÒsòÒssí. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos, mas de forma superficial.

A superficialidade é a marca dos filhos de Logún. As qualidades de Oxossi e Òsún amenizam-se em Logún, mas, em compensação, os defeitos exacerbam-se. Dessa forma, os filhos de Logún são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes. Mas algo não se lhes pode negar: os filhos de Logún são bonitos e possuem um olhar especial, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si, geralmente vivem dando topadas com os pés, essa é mais uma prova de que os filhos de Logún tem aos seus pés tudo aquilo que querem, sedutores, encantadores, os filhos de Logún encantam as pessoas mesmo sem quererem e sem saber, são pessoas que não tem muita sorte no amor, se apaixonam com facilidade, assim como os filhos de Òsòòssí, mas enjoam com facilidade assim como os filhos de Òsún. Logún é um Òrísà que não tem filhos desprovidos de beleza, afirmam os que se uma pessoa desprovida de beleza se disser filho de Logún, é melhor averiguar, pois com certeza não é filho do príncipe da beleza, são pessoas delicadas, meigas, desconfiadas e grande maioria são mimados e manhosos. A melhor coisa é não lhes fazer elogios na sua presença, a não ser que queira ver a sua imensa cauda de pavão abrir em leque. Há um certo preconceito que fala na questão de filhos de Logún tenderem a homossexualidade, porém, isso não passa de preconceito da sociedade Candomblecista, se grande parte dos filhos de Logún tendem ao homossexualismo, não é porque são de Logún, e sim porque acham que deve ser homossexuais, Òrísà não tem o poder de interferir na escolha sexual de seus filhos. Quando têm consciência de que conseguem controlar os seus defeitos, os filhos de Logún tornam-se pessoas muito agradáveis. Os filhos de Logún não andam! Pairam no ar!
 
 
Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário