O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Série "Osóssi - Reino de Ketú" - Parte 06 - Àwon Omó Òsòòssí

É a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos e irmã da bibliotecária aposentada Milta de Azevedo Santos, Adriano de Azevedo Santos, José de Azevedo Santos e dos falecidos Corintha e Belanísia de Azevedo Santos. Órfã em tenra idade, foi adotada pela irmã de sua mãe Dona Archanja de Azevedo Fernandes, esposa do tabelião e proprietário de cartório José Carlos Fernandes. Mãe Stella estudou no tradicional colégio baiano Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pela professora soteropolitana D. Anfrísia Santiago. É enfermeira aposentada (funcionária pública estadual) formada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Saúde Pública. Exerceu a profissão por mais de trinta anos.
                                                                                                


Iyá Regina Oxossi, Iyánifá Ifáiyosolá Ifárukanmi e Iyálawoo. Iyálorisa e fundadora do Ilé Asé Igbá Odé, Madureira/RJ/Brasil.Todo o meu caminho dentro de Ifá, foi o da Nigéria e nas minhas idas e vindas à Africa, eu acabei fazendo o meu Igbodu lá.Agradeço à meu Pai Orunmillá de ter permitido junto a meu Pai Odé ,de poder ser uma escolhida e me tornar uma Iyánifá! - Aboru Aboye!!! Faço tbem os meus Odu-Ifá, Nigéria. Agradeço a Olowo Babá Bamikole Ojo Kolawole, Chief Ajemu Awo-Ijero Ekiti , membro da Internation Council For Ifá Religion, Ekiti State, Nigeria, e a todos Babalawos, ao Babá Aragbá Agbaiye Aworeni de Ilé-Ifé, q medeu o posto de Iyánifá Agbaiye de Ilé-Ifé!, ao Agbongbon de Ilé Ifé, ao Akogun de Ibadan, na Nigeria q/ participaram de tdo o meu caminho no Ifá. Agradeço a Baba Afisi!,Aboru Aboyè!, Aboye Bosise .Agradeço a Odé, q/ desde 1985 me tornei radialista e divulgo a nossa religião! Recebi no RJ, pelas mãos de pai Jair de Ogun, o Título de Embaixadora do Candomblé do Brasil. 
Huntó Douglas D' Òsòòssí, nascido em 07 de maio de 1993, filho carnal de Ekedjí Cobrinha D' Bessen. Nascido para o mundo do Candomblé no 03 de fevereiro de 2007, sendo confirmado para o Òrísà Òsún. Conhecido no Candomblé como Princípe do Ofá Dourado. Fundador do Grupo Andrade, que abrange a produtora Q.A Produções & Representações. Diretor responsável por tudo que é publicado no Blog Mundo Africano e no Espaço Cultural Apejá Omi Onjé Dìdún, Produtor de Vídeos da cultura Afro-Descendente, Editor de imagens da cultura Afro-Descendente, escritor de diversas apostilas, pesquisador sobre o culto de Ìyámìn Osorongá, Odú e Bàbá Egún, professor de danças afros. Responsável pelo "Jornal Virtual Igbó Dí" que será lançado em maio, jornal o qual é idealizado, criado e dirigido por Huntó Douglas D' Òsòòssí.



Radialista na rádio Metropolitana, criador e apresentador do Programa " Òsòòssí o caçador da riqueza". Conhecido no culto de Ifá como "Ifásope", Doté Alexander tem seu Asé aberto em Bangu, onde atende todos aqueles que o procuram com problemas espitituais que podem ser resolvido no Candomblé,e  próximo ao seu Asé tem o "Templo do Cigano Wladimir", que atende os adeptos do culto aos Ciganos.  

                                    
Jorge Luís ou Dofono D' Akueran, nascido para o Candomblé, no dia 23 de novembro de 2003, apesar de pouco tempo de santo Dofono D' Akueran é conhecido por todo o Rio de Janeiro devido sua força de vontade de aprender e ajudar a casa de pessoas amigas, que humildemente pedem a sua ajuda.  Consagrado Opá Otun de uma das casas mais famosas do Rio de Janeiro, Dofono D' Akueran vem ao longo dos seus 07 anos de iniciado tendo aprendizado sobre os ritos africanos.
Bom querido leitor, aqui eu encerro mais uma série do Espaço Cultural Apejá Omi Onje Dìdún, dessa vez falando sobre o grande rei da minha vida, o único que manda e dita o caminho que devo seguir, o meu grande rei Òsòòssí. Nesta última postagem trouxe para a mídia os filhos do grande deus da caça, mais uma vez provando que filhos de Òsòòssí nascem para vencer, para um filho de Òsòòssí não existe derrota, a palavra PERDER para nós não existe. 

Oh, grande senhor caçador do interior das matas,
patrono e criador de todas as tribos. Posso chama-lo
de senhor:
Odé Ibualamú;
Odé Akueran;
Odé Fibô;
Odé Èrìnlé;
Odé Karê;
Odé Otin;
Odé Dana Dana.
Mas para nós os seus filhos preferimos carinhosamente
chama-lo de Òsòòssí, porém pai se fossemos mais
profundos em sua existência o chamariamos de
Òsòtokansòsò "O grande caçador de um flecha só".
Pai, por sermos humildes membros de sua tribo pedimos
ao senhor que nos traga uma mesa farta com caça em
abundância, nos mantendo saudáveis e protegidos da
grande matilha de lobos carniceiros que sempre que
podem tentam nos atacar.

Encerro, dedicando essa série a todos os filhos de Òsòòssí, em especial à:

Mãe Stella D' Òsòòssí, meu grande exemplo de sabedoria e dignidade espiritual. Todo meu respeito a Mãe Stella;

Mãe Regina D' Òsòòssí;

Doté Alexander D' Òsòòssí;

Dofono Jorge D' Òsòòssí;

Mãe Rita D' Òsòòssí;

Mãe Helena D' Òsòòssí;

Huntó Alex D' Òsòssì.

E a todos que tem o grande rei da caça como composição de Orí.

Ala unsè ko kè Odé okè aro lè


FIM


Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário