O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quinta-feira, 8 de março de 2012

Estudo "África, o berço do Candomblé" - Parte IV - Os reinos africanos

A antiga África era dividida em reinos, eis aqui os mais famosos reinos da África:

Reino de Ketú -> Localizado na República do Benin, o Reino de Ketú é um local histórico e misterioso. Uma das cidades mais antigas dos povos de língua Iyorubá. Local de fundação da Irmandade da Boa Morte. Reino de Osóssí, onde ele ficou conhecido como Osótokansòsò. Grande parte dos habitantes do Reino de Ketú foram vendidos como escravos, durante várias invasões, quando guerrearam com os povos Fon e perderam a batalha.




Reino de Dahomé -> Reino africano situado aonde agora é o Benin. O reino foi fundado no século XVII e durou até o ano de 1901, quando foi conquistado por invasores franceses, e implantadas colônias da França. Cidade onde o Vodun Dan Bessen nasceu e reinou por anos, junto com toda sua família. Abomei era a capital de Dahomé, Fon a língua falada e Ganiehéssu foi seu primeiro rei. 



Reino de Oyó - > Reino da África Ocidental, Oyó ficava situado aonde se localiza a atual Nigéria Ocidental. Fundado no século XV, Oranyan foi o primeiro a reinar em Oyó, foi sucedido por Dàdá Ajaká, que passou o trono a seu irmão Sangò, e ficou reinando em uma pequena cidade dentro do Reino de Oyó. O Reino de Oyó foi o reino que mais cresceu na África antiga, sendo assim foi se expandindo para todos os lados, tomando os reinos menores. Oyó sofreu derrotas militares nas mãos dos Nupes, por volta de 1535, Os Nupes ocuparam Oyó. A chave para reconquista do reino de Oyó seria fortes militares e um bom governo, Obá Ofinran conseguiu recuperar o reino das mãos dos Nupes.

Reino de Osun -> Reino de Osun não significa que é do Òrísá Osún. Osun sem o acento gráfico na letra U indica o estado Osun. Localizado no Sudoeste da Nigéria, sua capital é Osogbo. O nome do estado é derivado do rio Osún. É um reino que não se acabou com o tempo existe até os dias de hoje, passou por um processo de modernização, e é governado por Olagunsoye Oyinlola, que foi eleito em 2003. Em 2005, o reino Osun foi declarado um patrimônio cultural.

Por: Akòwé Ofá Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário