O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudo "África, o berço do Candomblé" - Parte VI - A Inquisição


A Igreja Católica sentiu-se ameaçada por uma série de críticas feitas a seus dogmas, implantou então o sistema de Inquisição, na Europa, como o Brasil era uma colônia de Portugal, foi implantado no Brasil também o sistema de Inquisição.

A Inquisição foi uma forma que a Igreja Católica encontrou para punir todos aqueles que criticassem ou fossem contra os seus conceitos e normas. Para a Igreja bastava uma pessoa falar “Não concordo com a Igreja” e essa pessoa estaria destinada a morrer queimada na fogueira. Com o tempo a Inquisição foi mudando também as suas normas, os padres tinha total liberdade para destinar quem seria ou não morto na fogueira. A Igreja Católica decidiu que todos aqueles que tivessem manchas ou marcas de nascença eram bruxos, portanto deveriam morrer queimados, e assim foi feito. Muitos escravos também foram mortos nas fogueiras, pessoas que praticavam as culturas de matrizes africanas e eram presas pela Igreja, também eram mortas na fogueira.

No período de Inquisição, que foi quando a Igreja Católica tomou mais força no Brasil, os negros eram proibidos de entrar na Igreja, tudo porque a Igreja dizia que os negros eram menos gente do que os brancos. Foi fundada então no Rio de Janeiro a Igreja dos Escravos, Igreja que existe até os dias de hoje. Essa Igreja foi fundada para os escravos poderem entrar, já que eram obrigados a serem Católicos. 

Por: Akòwé Ofá Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário