O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudo "África, o berço do Candomblé" - Parte VIII - Os tempos mudam e o Candomblé começa a se expandir




Passam os anos e o Candomblé passa a ser mais aceito pela sociedade. O Candomblé começou a crescer por todo litoral baiano. Com a morte de Iyá Nassô começa a disputa entre suas filhas Maria Júlia Figueiredo e Maria Júlia da Conceição pelo trono da Casa Branca. Maria Júlia Figueiredo foi quem ganhou a disputa e sentou no trono da Casa Branca fazendo assim com que sua irmã Maria Júlia da Conceição se afastasse e fundasse o Terreiro dos Gantois. Logo em seguida foi fundado o Ilè Asé Opò Afonjá, e dessa forma foram aparecendo outras casas de Candomblé pela Bahia. Chegaram à Bahia sacerdotes de Dahomé e Angola, com a chegada desses sacerdotes o Candomblé foi tomando mais força, mesmo com o crescimento significativo do Candomblé não deixaram de ser perseguidos pela Igreja.

Os anos passam e chegamos ao ano de 1922, o ano que Maria Escolástica da Conceição Nazaré, Mãe Menininha do Gantois, sentou no trono do Terreiro do Gantois. Os anos se passaram, mas o Candomblé continuava sendo perseguido, porém não mais pela Igreja Católica, pelo menos não visivelmente, mas o Candomblé passou a ser perseguido então pela polícia. Em 1930 Mãe Menininha consegue com que a perseguição da polícia seja menor, mas uma lei de jogos e costumes condicionava a realização dos rituais com a autorização da polícia, além de limitar o horário para término dos cultos às 22h00minhrs. Mãe Menininha foi uma das grandes articuladoras do término das restrições e proibições. “Isso é uma tradição ancestral, doutor” dizia Mãe Menininha ao Delegado. Mãe Menininha abriu as portas do Gantois para brancos, Católicos, e todos aqueles que quisessem visitar o Terreiro, a partir de então o Candomblé deixa de ser uma religião apenas de escravos e seus descendentes. Por meados de 1970 chega ao fim a Lei de Jogos e Costumes, Mãe Menininha modernizou o Candomblé sem deixar que os ritos se transformassem em espetáculo para turistas. Mãe Menininha nunca deixou de assistir um missa, e ela foi quem convenceu os Bispos da Bahia a permitir a entrada de mulheres nas igrejas, inclusive ela, vestida com roupas tradicionais de Candomblé.

É impossível falar sobre a existência milenar do Candomblé, e não falar de Mãe Menininha do Gantois. Grande Sacerdotisa e modernizadora do Candomblé no Brasil. Se hoje o Candomblé já não é mais uma religião de apenas escravos e seus descendente é graças à Mãe Menininha que um dia abriu as portas do Oni Gantois para quem quisesse entrar.


Curtam minha Fan Page no facebook: Akòwé Ofá Dourado

Por: Akòwé Ofá Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário